Como limpar joias de prata da maneira correta

09:49

No mundo atual, os anéis possuem um significado extremamente profundo. Para as mulheres, então,  a quantidade de significados disponíveis para essas jóias é muito maior. Elas vão desde meros itens de decoração para as mãos, já que toda mulher é vaidosa e quer sempre ficar bonita, até a itens de compromisso, como os modelos de anéis de prata com um valor emocional inestimável.

Esses anéis em prata podem ser encontrados em diferentes tipos, sendo que o mais comum é que eles sejam feitos com pedras preciosas ou semipreciosas, garantindo que os anéis continuem sempre lindos e maravilhosos de se ver.

Há todo um grande universo que fala sobre os diferentes modelos de joias e o poder que elas exercem, tendo um grande significado. Para os casais, isso é muito mais comum, uma vez que eles utilizam o anel de prata feminino ou masculino somente pelo significado que ele pode representar, como os anéis de relacionamento.

Mais precisamente, esses modelos de anéis podem ser feitos de ouro, que é o desejo da maioria das mulheres, e que também fica lindo em mãos masculinas. Porém, há um detalhe muito importante, ouro é caro e acaba sendo um gasto maior do que muitos casais podem pagar.

Por isso, é possível encontrar lindos anéis  em materiais que podem substituir o ouro. É o caso da prata, um material não tão nobre quanto o ouro e as pedras preciosas, mas que pode ser extremamente útil para casais que querem marcar seu relacionamento com uma aliança mais barata e linda do mesmo jeito.

E o modelo de anel de prata pode ser encontrado  em diferentes joalherias, assim como na Oh Carol. Os preços então podem variar muito, sempre dependendo da quantidade de prata no estilo da jóia. Eles ficam brilhantes quando vistos sob a luz, dando ainda um charme todo especial quando lustrados e muito bonitos.

Entretanto,  para que os anéis em prata continuem sempre demonstrando essa qualidade, eles precisam de um cuidado especial na hora de limpar as joias.

Como limpar as joias corretamente

O passo importante é esquecer a imagem de um porta-joias todo cheio de peças, sendo uma sobre as outras. Assim como colares, brincos e outras peças, o conjunto de anéis de prata precisam ser colocados em uma caixa adequada para joias e embrulhadas em papel de seda ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar. É isso que vai conservar o brilho das peças.
Com o tempo, é inevitável que o anel feminino de prata possa ter uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Esse fenômeno é chamado de oxidação, ou o escurecimento da jóia.

Felizmente, isso acontece somente com uma camada externa, não afetando a qualidade da peça e podendo acontecer até mesmo com os modelos de anéis que ficam nas vitrines, sem nunca terem sidos usadas. Isso ocorre porque, durante o processo de produção, a prata recebe outros componentes, criando a liga necessária para dar solidez ao metal.

Até por isso, evite o contato da jóia com produtos químicos, como perfumes, cosméticos, cloro de piscina e outros produtos de limpeza.

A hora de limpar o modelo de anel feminino

Primeiro, veja se a peça a ser limpa está protegida por um verniz. Se sim, limpe-a com uma flanela macia, seca e sem nenhum abrasivo. Se não houver nenhum produto, é preciso limpar os anéis com um polidor de metais do tipo Silvo ou Brasso.

Então, aplica-se uma fina camada, friccionando um pouco e, depois de seco, retira-se o produto com uma flanela macia. Se o problema for apenas algumas manchas suaves, uma flanela macia e seca as remove.

Uma solução caseira que funciona muito bem para dar brilho ao anel de prata que está escurecido é esfregá-lo com uma pasta de dente. Quando conseguir ver o brilho, lave com água morna e seque com um pano.

Outra forma simples para limpar o anel simples é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Coloque o anel junto a um pedacinho de alumínio e mergulhe nessa solução. A prata vai brilhar de novo.

Nunca tente dar brilho em suas joias utilizando esponjas de aço ou qualquer outro tipo de abrasivo, como polidores. Além disso, o ideal é utilizar flanelas apropriadas para jóias de prata.

É possível também encontrar no mercado pastas e líquidos para limpeza de metais. A peça vai clarear na hora, mas voltará a escurecer de maneira mais fácil, por conta da oleosidade do produto.

Para completar esse tipo de limpeza, utilize também uma solução de água, uma escovinha bem macia, para não riscar os anéis grandes ou pequenos, e sabão de coco líquido ou em barra, enxaguando e secando o produto com um pano macio.

Como se conservar o anel de prata?

Depois de fazer todo o procedimento de limpeza, preservar o brilho da prata exige certos cuidados. Por exemplo, as peças que não são tão utilizadas devem ser limpas logo após a utilização e guardadas em um lugar seco, envolvidas em papel-toalha.

Eventualmente, as peças que estão em utilização acabarão por sofrer uma oxidação normal. Com o tempo, eventualmente, as peças podem precisar de um polimento mais profundo, com a utilização de uma politriz. Para esse serviço, o melhor é procurar um profissional.
Publieditorial

You Might Also Like

41 Comments

  1. Oiii,
    sempre tive problemas tanto pra limpar como pra usar as vezes, mas obrigada pelas dicas! embora eu não use tanto em casa pra sair é um sufoco ainda rsrs

    ResponderExcluir
  2. belos aneis e muito boas dicas de como cuidar melhor de peças de prata

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que nunca me preocupei muito com esses detalhes. Sempre limpo com pasta de dente huahau Vou tentar começar a seguir suas dicas agora.

    ResponderExcluir
  4. Muito boas tuas dicas. Meus acessórios em prata escurecem muito rápido.

    ResponderExcluir
  5. Adoro peças de prata, mas nunca me preocupei com a maneira correta de limpa-los. Adorei suas dicas, muito bom! bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  6. Excelente dicas, adoro peças de pratas, sempre usei um produto chamado kaol, mas não sabia do detalhe de deixar enrolado em papel de seda. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você aprendeu mais esse detalhe agora 💕💕

      Excluir
  7. Que dicas maravilhosas! Tenho muitas joias que preteiam e é uma dificuldade pra limpar!
    Vou seguir suas dicas
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Além de vários produtos que vendem no mercado, que já usei. O que faço sempre é receitinhas caseiras, dá super certo.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, acabei de crer que estou fazendo tudo errado. kkkk meus anéis escurecem e eu não sigo nenhuma das suas dicas. Ameeeeeei!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Gosto muito de prata, acho perfeito.
    Esse primeiro anel é incrivel!
    um beijo
    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu quando tenho uma peça escurecida geralmente uso pasta de dente. Limpa direitinho, agora não sei se poderá estragar a peça.

    ResponderExcluir
  12. Amei completamente a dica, e por isso pretendo com certeza daqui para frente conservar meus acessórios de prata da maneira correta, além de limpa-la da melhor forma. Queria que você fizesse um post mostrando como se limpa acessórios de ouro, com certeza seria de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  13. Amei suas dicas, no momento não tenho anéis de prata.
    Mas tenho uma correntinha e vou tentar limpar com a receitinha com bicarbonato.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro acessórios em prata e achei ótimas as dicas, foram super uteis pra mim! Vou procurar conservá-los! beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito esclarecedor o teu post, só faltou a receitinha da vovó: creme dental deixa qualquer prata tinindo de tanto brilho.

    ResponderExcluir
  16. Não fazia ideia da forma correta de limpar anéis de prata, gostei do post, suas dicas foram super úteis, agora sei além da forma de limpa também a forma de guardar jóias de prata

    ResponderExcluir
  17. Amei demais as dicas. Não tenho anéis de prata, mas é sempre bom saber.

    ResponderExcluir
  18. Já perdi alguns anéis por deixar oxidar ou perder o brilho. Não sabia que deveria tomar esses cuidados, ficarei mais atenta a isso. Ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
  19. Ameeei as dicas, são ótimas para conservarmos nossos acessórios... Parabéns pelo post!!!

    Beijinhos, Gi
    Blog Apenas Detalhes | www.apenasdetalhes.com

    ResponderExcluir
  20. Que dicas ótimas, post super completo! Gostei! Já quero tentar a limpeza por aqui!

    ResponderExcluir
  21. Admito que eu não fazia ideia de como limpar joias de prata, mas é mais fácil do que eu imaginava. Muito bom o seu post.

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas, o cuidado é essencial para não perder a peça rápido de mais. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Ótima a dica,não sabia como limpa joias de prata,gostei muito.

    ResponderExcluir
  24. Mas eu sou mesmo uma negação pra essas coisas, tanto q nem sabia q existia um jeito certo pra fazer isso (momento de silêncio pra minha ignorância). Pelo menos agora nunca mais vou perder meus anéis ♥

    ResponderExcluir
  25. Dicas maravilhosa, valeu pelas dicas, amei

    ResponderExcluir
  26. oi!
    Sua dica é maravilhosa :D adoro joias de prata são lindas.
    bjo

    ResponderExcluir
  27. ótimas dicas!
    as vezes saímos usando tudo quanto é tipo de coisa que dizem ser bom e isso acaba estragando nossas peças né?

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Por incrível que pareça, estou comentando pela 3 vez, mas eu realmente quero dizer que adorei a ideia do bicarbonato, embora pareça ser a mais lógica. Eu conhecia já a da pasta de dente, usei muito, mas parei de usar por irresponsabilidade minha, o que fez meus anéis oxidarem, vou voltar a fazer, obrigada por me lembrar disso!

    ResponderExcluir
  29. Oieee. adorei as dicas estou com umas peças aqui parada por estarem escuras vou fazer e depois conto se deu certo aqui tambem!! Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bem?Eu não tenho peças de prata, mas gostei da suas dicas para quando tiver uma, saber conserva-las, bjs.

    ResponderExcluir

Olá Desvendadores!
Eu modero todos os comentários, porque gosto de ver que chegaram, e de retribuir. Comentem a vontade, mas seguindo essas regras:

• Seguindo , segue de volta ? - Eu aceito, mais fale alguma coisinha sobre o post, e também não minta pra mim, se você seguir, eu vou lá e retribuo.
• Não ofenda ou xingue as pessoas nos comentários
• Pode deixar o link do seu blog que eu retribuirei.

Seguindo essas regras, podem comentar o quanto quiser :)

Seguidores

Arquivo do blog