Tudo o que você precisa saber sobre a Educação Infantil

10:27



Olá Desvendadores de Segredos, tudo bem com vocês? 
No post de hoje vou falar sobre Educação Infantil e tudo o que você precisa saber sobre ela, afinal, a infância é uma fase bastante delicada do ser humano. Se por um lado, trata-se do período em que o individuo possui mais facilidade de aprendizado, por outro, é também o período onde experiências vividas tem maior peso, pois o cérebro de uma criança é como uma esponja – absorve tudo que vê, ouve e vivencia, sendo assim, é importante saber mais sobre como educa-las.

A EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA

Bom, é fato que as primeiras experiências de uma criança acontecem dentro de casa, em família. Portanto, não adianta pensar que colocando o seu filho(a) em uma escola de qualidade, os problemas se resolverão. É necessário haver um trabalho em conjunto.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o termo “educação” não se refere apenas ao desenvolvimento intelectual de uma pessoa. É muito além disso, trata-se também de aspectos emocionais, sociais, culturais, físicos e por aí vai.

A família de uma criança – em especial o pai e a mãe – são suas maiores referências. Portanto, é sua obrigação ser uma boa referência.

Tenha uma Rotina

Muitas pessoas não entendem a tamanha importância de estabelecer uma rotina aos pequenos (e segui-la rigorosamente!). Ter hora para brincar, estudar, dormir, dentre outras atividades do dia a dia é essencial. Essa é uma forma de estabelecer regras e desenvolver uma criança que possui disciplina. 

Salve esse Pin para ver depois!!

Alimentação é importante

Se você tem uma alimentação desregulada, sabe o quanto é difícil adotar hábitos de alimentação saudáveis, não é mesmo? Isso porque estamos acostumados com um estilo de vida onde ter uma alimentação balanceada não faz parte da nossa rotina.

Quanto mais cedo você inserir esse hábito na vida da criança, mais fácil será mantê-lo. Crianças tem capacidade de se acostumar com as situações com mais facilidade do que os adultos, por isso é importante começar desde cedo.

A alimentação saudável é um dos pilares para uma vida saudável. Garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários e oferecer uma dieta balanceada e sem exageros, garante aos pequenos dias cheios de energia e saúde. Além de contribuir na capacidade de aprendizado.

Seja a autoridade

Nós seres humanos, necessitamos de líderes. Entretanto, para se impor como tal, é preciso agir com confiança e coerência. Quando falamos em educar filhos, não é diferente. Se você quer respeito, precisa se impor.

Ter o respeito dos filhos, muitas vezes, pode parecer difícil. Entretanto, o segredo está em manter uma relação saudável e com muito diálogo, é necessário se impor e mostrar quem manda sim, mas é ainda mais importante nutrir uma relação de cumplicidade.

Ambiente familiar agradável

Nenhuma família é perfeita e todo ambiente familiar está exposto a problemas, discussões, momentos de tensão, e por aí vai. A questão aqui é buscar sempre resolver os problemas de “adultos” entre adultos, afinal, tudo que vivenciamos na infância é sentido com mais intensidade, as vezes fica lá no inconsciente, e nem mesmo nós conseguimos perceber que isso afeta muitas de nossas decisões na fase adulta.

A EDUCAÇÃO NA ESCOLA 

A escola é a segunda casa dos pequenos. Existem (ainda) muitas pessoas que não entendem a importância do ambiente escolar na vida da criança. Escola não é apenas o lugar onde se aprende as matérias básicas. É muito (mas muito) mais do que isso. 

Escola também é lugar de construir cidadãos. Assim como a casa também é lugar de praticar as matérias estudadas na sala de aula. Essa relação deve funcionar de forma linear, em conjunto. 

Detalhes sobre a educação infantil que você precisa saber para a gestão da sua escola 

Começamos pela observação das crianças para, então, criar um bom projeto pedagógico na educação infantil. Isso porque cada criança aprende de forma diferente da outra. 

É nesse momento que o educador consegue observar o que as deixa felizes, confortáveis e seguras. Com isso, as práticas pedagógicas são mais bem sucedidas. 

Encontre formas simples, práticas e dinâmicas para ensinar as crianças. Foque sempre em contratar um profissional qualificado para a tarefa, pois o professor é a ponte entre o conhecimento e a criança. 

E tenha em mente que somente um profissional realmente capacitado saberá como lidar com as crianças e entenderá o desenvolvimento e a forma elas veem o mundo. Sendo assim, saberá ensiná-las a se expressarem da melhor maneira possível. 

Foque na elaboração de salas de aulas com aspectos determinantes na construção do conhecimento, autonomia e na convivência. 

Precisa ser um local estimulante para as crianças aprenderem através do lúdico. É fundamental promover a harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança. 

Outra dica é se atentar para a comunicação, não somente com as crianças mais também com os pais e responsáveis. 

Elite: a melhor Escola de Educação Infantil 

É possível reconhecer a melhor escola de educação infantil quando esta possui como base do seu trabalho o desenvolvimento integral da criança. 

No Elite, todo o ensino infantil é pautado para desenvolver de forma completa os pequenos. São garantidas experiências em que os alunos consigam brincar, conviver, explorar, expressar e se conhecer, apropriando-se de conhecimentos indispensáveis para toda a aprendizagem. Além disso, eles desenvolvem a criatividade, a percepção, a coordenação motora e a expressão.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e até o próximo post.

You Might Also Like

2 Comments

  1. A parte da escola desenvolver cidadãos e senso crítico eu acho extremamente importante, na verdade eu acho q essa deve ser a principal função das escolas, mas infelizmente estamos vivenciando uma onda de descaso com a educação, querendo transformar as escolas em locais de simples repetição e decoreba, além da imposição de ordens, sem diálogos.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá Desvendadores!
Eu modero todos os comentários, porque gosto de ver que chegaram, e de retribuir. Comentem a vontade, mas seguindo essas regras:

• Seguindo , segue de volta ? - Eu aceito, mais fale alguma coisinha sobre o post, e também não minta pra mim, se você seguir, eu vou lá e retribuo.
• Não ofenda ou xingue as pessoas nos comentários
• Pode deixar o link do seu blog que eu retribuirei.

Seguindo essas regras, podem comentar o quanto quiser :)

Seguidores

Arquivo do blog