16 Perguntas sobre Empréstimo Consignado GRUPO AMP

07:05


Olá Desvendadores de Segredos, tudo bem com vocês? 
No post de hoje vamos falar sobre Empréstimo Consignado e responder algumas das perguntas que muitas pessoas têm sobre empréstimo consignado e como fazer.

Principais dúvidas sobre empréstimo consignado 


1- O que é empréstimo consignado? 
Empréstimo consignado é uma das formas de crédito, prevista pelo Banco Central, na qual a forma de pagamento da pessoa que pegou o crédito é feita através de uma parte do seu salário ou do seu benefício. É um crédito oferecido pelas instituições financeiras descontado diretamente do salário ou benefício. 

2 - O crédito consignado tem a taxa de juros mais barata que os outros créditos oferecidos? 
Sim. O crédito ou empréstimo consignado possui as menores taxas do mercado por ter a garantia de pagamento maior que os outros tipos de crédito. O pagamento já é efetuado todo mês descontado diretamente do salário ou benefício do tomador de crédito antes mesmo deste pegar ou receber seu salário ou benefício essa segurança no recebimento faz os bancos e instituições financeiras faz a taxa de juros cair já que possuem pouco risco de tomar o chamado “calote”. 

3 - Qual o limite de desconto do salário ou benefício permitido pelo empréstimo consignado? 
O Banco Central do Brasil estabelece que a parcela máxima descontada do trabalhador ou do beneficiário não pode ultrapassar 35% (trinta e cinco por cento) do seu salário ou benefício. Desses 30% pode ser feitos na modalidade empréstimo e 5% na modalidade cartão de crédito consignado. 

4 - Qual o prazo para o dinheiro cair na conta após assinatura do contrato de empréstimo consignado? 
Após contrato assinado os bancos ou instituições financeiras mandam um arquivo de solicitação para o órgão pagador do salário ou benefício pedindo autorização e o órgão pagador após analisar o pedido manda outro arquivo eletrônico autorizando o desconto e somente mediante esta autorização é feito o pagamento. O prazo médio deste processo é de 2 a 5 dias úteis. 

5 - Quem tem nome sujo pode solicitar um empréstimo consignado? 
Sim. Não tem verificação de SPC ou SERASA nesta modalidade de empréstimo pelo meio de pagamento do empréstimo ser em folha ou diretamente do benefício os bancos e instituições não fazem este tipo de checagem. 


6 - Após aprovado qual o prazo para liberação do dinheiro na conta? 
Após aprovado o empréstimo o dinheiro estará disponível na conta ou por meio de ordem de
pagamento em 24 (vinte e quatro) horas. 

7 - Os bancos podem se recusar a fazer o empréstimo consignado para uma pessoa? 
Sim. Os bancos fazem a análise de crédito de todos os clientes e cada banco possui uma política de crédito diferente por isso um banco pode se recusar a fazer o empréstimo e outro pode liberar. O ideal é fazer o empréstimo com parceiros que já possuem o cadastro de vários bancos parceiros e já conhecem a política de cada um para a liberação do crédito mais rapidamente. 

8 - Posso fazer mais de um empréstimo ao mesmo tempo? 
Sim. Você pode fazer vários empréstimos ao mesmo tempo. O limite, no entanto, não pode passar de 35% do salário do empregado ou do beneficiário. 

9 - Eu preciso ser correntista do banco em que quero pegar o empréstimo consignado? 
Não. Quem pega um consignado não é obrigado a ter conta no banco onde fará o empréstimo. A pessoa nem precisa ter conta em banco para fazer o empréstimo consignado. 

10 - Se eu não tiver conta em banco como posso receber meu empréstimo? 
Caso você não tenha conta o Banco efetuará uma Ordem de Pagamento em agencia bancária perto da residência do tomador do crédito. 

11 - Quem pode contratar empréstimo consignado das forças armadas Marinha, Aeronáutica e Exército? 
Os servidores militar ativo, efetivos de carreira, reformados e pensionistas, com idade entre 21 e 75 anos. 

12 - Servidores públicos no geral podem contratar o empréstimo consignado? 
Sim. As regras para empréstimos consignados para servidores Federal, Estadual e das Prefeituras são bem parecidas. Mas é importante salientar que cada órgão deve possuir autorização específica para que o crédito consignado seja feito. Para saber se o seu órgão pagador esta enquadrado dentro das regras do consignado basta ligar no telefone do site ou fazer uma simulação que os consultores entrarão em contato para maiores esclarecimentos. 

13 - O que é preciso para consultar a margem para funcionário públicos e forças armadas? 
Necessário o holerite (contra cheque), Identificador de margem ou acesso ao portal consignado (conforme o órgão pagador), RG e CPF. 

14 - O que é portabilidade? 
Portabilidade é mudança da dívida do cliente para de um banco para o outro mediante a diminuição da taxa cobrada do banco portado para o Banco portador. 

15 - Na portabilidade o cliente sempre pega um valor (troco) de diferença dos juros? 
Não necessariamente o cliente pega o valor da diferença (chamado troco) mas na maioria das vezes isso acontece. 

16 - Qual a diferença entre refinanciamento e portabilidade no crédito consignado? 
O Refinanciamento consiste em um novo contrato de empréstimo quitando o saldo devedor do cliente, aumentando o numero de prestação ou parcelas para pagar e liberando o troco para o cliente dentro do mesmo banco. Neste caso o cliente continua cliente do mesmo banco do contrato original. A portabilidade acontece a novação de um novo contrato de empréstimo consignado mas necessariamente o cliente muda de banco. 


Vantagens do empréstimo consignado ✅

· Juros menores: os juros são um dos grandes destaques desse tipo de empréstimo. Eles são os mais baixos do mercado. Além disso, as taxas do consignado são geralmente pré-fixadas, dessa maneira, o seu valor já é determinado no contrato. 

· Agilidade na aprovação de crédito: como os riscos de inadimplência são reduzidos, a análise de crédito é muito mais rápida. 

· Facilidade no pagamento: o desconto das parcelas mensais ocorre automaticamente. Dessa forma, não existe o risco de arcar com encargos por possíveis atrasos no pagamento. 

· Menos risco de inadimplência: o desconto automático também previne a inadimplência. 

· Disponível para negativados: algumas instituições mesmo com o nome negativo, você pode solicitar esse tipo de empréstimo. Dessa forma, é possível utilizar o crédito para limpar o seu nome e retomar o seu poder de compra. 

Desvantagens do empréstimo consignado ❌

· Uma parte do salário mensal fica comprometido: a boa notícia é que a parcela não pode ser superior a 30% do salário, o que favorece o seu planejamento financeiro. 

· Não é possível negociar a data de pagamento das parcelas: o pagamento fica vinculado ao dia em que você recebe o salário. Dessa forma, não é possível adiar as parcelas ou mudar a data de vencimento. 

· Não está disponível para todos: O benefício é reservado somente a alguns grupos de pessoas: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores com carteira assinada. 

Conheça o GrupoAMP 

GrupoAMP, correspondente autorizado de mais de 30 bancos. Reconhecido pela agilidade na elaboração dos contratos e na liberação do crédito ao cliente. 

Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post.

You Might Also Like

0 Comments

Olá Desvendadores!
Eu modero todos os comentários, porque gosto de ver que chegaram, e de retribuir. Comentem a vontade, mas seguindo essas regras:

• Seguindo , segue de volta ? - Eu aceito, mais fale alguma coisinha sobre o post, e também não minta pra mim, se você seguir, eu vou lá e retribuo.
• Não ofenda ou xingue as pessoas nos comentários
• Pode deixar o link do seu blog que eu retribuirei.

Seguindo essas regras, podem comentar o quanto quiser :)

Seguidores

Arquivo do blog